TV na sala sem perder a elegância e abrir mão do aconchego

Além de deixar o novo ambiente mais acolhedor para receber amigos, o cômodo ganhou cara nova mesmo mantendo os antigos móveis.

Esse queridíssimo casal de clientes chamou o Buji de volta ao seu lindo apê para “renovar os ares”. Donos de móveis bem escolhidos e de qualidade impecável, eles queriam colocar a tv na sala, para que o cômodo – que estava sendo pouco utilizado – ganhasse mais vida. E para que nos dias em que recebem amigos pudessem ter a opção assistir uma partida de futebol ou filme na tv sem perder o clima bem decorado e agradável, uma vez que o espaço é também utilizado nos momentos de descanso, onde gostam de ler um bom livro e ouvir música para relaxar.

sala de estar com tapete e diversas estampas

Como a gente já havia ajudado esse casal em outro cômodo da casa (que você pode ver aqui), já sabíamos que a tarefa seria orquestrar os serviços de repaginação e posições para móveis, quadros e peças de arte. Já que o casal tem muito bom gosto, mas fica bastante reticente na hora de mudar. Como acontece aliás com a maioria das pessoas.

Antes&Depois – reposicionando os móveis para colocar a tv na sala

sala com quadros antes da decoração buji

parede cimento queimado com tv e quadros

A cliente sentia que a sala ampla estava subutilizada e sem graça. E como o apartamento é próprio estava disposta em investir em algumas mudanças na estrutura mas que não  trouxessem o desconforto de uma obra. Foi então que a encorajamos a aplicar numa das paredes o efeito concreto da marca Suvinil. Os antigos plafons foram trocados por um plafon + 1 trilho da marca Reka, o que deixou o espaço mais leve e jovial, de forma que os dois racks que o casal já tinha em outro cômodo da casa pudessem vir para esse local sem deixar o ambiente pesado.

parede feito concreto, rack de madeira escura, tv e quadros na parede, tv na sala

Quadros na parede de efeito concreto

Como os clientes já tinham todas as peças nossa orientação foi: testar! Usar os dois móveis por um tempo, e se eles acharem o ambiente pesado podem se desfazer de um deles com mais calma. Para deixar o decor mais leve apostamos num mix com quadros de diversos estilos que eles já tinham na parede e trouxemos objetos mais coloridos pro móvel. Além disso a fórmula mágica é apostar sempre nas flores e plantas, pra trazer vida a esse canto.

Cortinas apropriadas e capricho na tapeçaria

poltronas, mix de tapeçaria e quadros em parede de efeito concreto

Como a partir de agora a tv ficaria ali, era preciso investir numa solução para os momentos em que a sala tivesse que ficar mais escura, sem necessariamente ter que trocar as cortinas, das quais os clientes gostavam bastante. Foi então que a equipe da Uniflex instalou um rolô, que se mistura discretamente às cortinas, e protege o ambiente da claridade sempre que necessário.

poltrona moderna e quadros tapeçaria com padronagem vermelha, tapete estampado e banco de marcenaria

Outro investimento de impacto foi a tapeçaria, as antigas poltronas da casa receberam nova padronagem com tecidos da Tamtum e como há tempos a cliente queria investir em padrões e texturas, mas tinha medo de “fazer uma salada”,  nossa orientação foi para que ela se permitisse. Dona de um bom gosto que já se demonstra na escolha de todos os móveis, estava claro que esse era o momento certo para se permitir investir nos pontos de cor que ela tanto namorava nos ambientes das revistas que nos mostrava como referências de aconchego.  A gente precisa sim, se deixar realizar algumas pequenas tentativas, principalmente quando isso significa apenas cobrir ou não a poltrona com um tecido diferente do lugar comum.

Decorando com adquiridos ao longo da vida

móvel antigo repaginado e quadros na parede de efeito concreto

móvel antigo repaginado e quadros na parede de efeito concretoaparador bem decorado

aparador com livro de BrasíliaQuadro Arte à mão armada

Uma das delícias de trabalhar para esse casal é que ambos já passaram dos 50 anos e há um tempo eles investem em boas e duradouras escolhas de móveis e objetos. Desde nossa primeira visita esse apartamento nos encanta por ser um espaço onde impera a organização e a atenção às boas escolhas. Apesar de o apartamento ser espaçoso o casal guarda apenas o que é utilizado em sua rotina e os objetos que trazem de viagens ou que foram adquiridos ao longo do tempo prezando sempre a qualidade. De tempos em tempos os cômodos são repaginados e a energia da casa volta a circular linda e plenamente. Sortudas somos nós de ajudar nessa missão onde livros e móveis ganham novas cores após uma boa execução de pintura e um novo posicionamento de quadros é realizado. Desejamos ao casal muitas alegrias e muita festa nessa nova configuração do espaço.

Fotos: Flare Fotografia