Apartamento simples, com elementos naturais e tudo no lugar

Devota de São Francisco e numa fase iluminada da vida, a cliente queria celebrar o amor por si mesma.

Essa delícia de projeto começou em meio a uma visita Café com Buji. Era a segunda vez que a querida Cláudia contratava o nosso serviço para dar dicas para seu apê. A gente estava no corredor, imaginando a linha do tempo que ela queria fazer para os seus quadros, quando ela decidiu:

Meninas, quer saber… Quanto vocês cobram para cuidarem de tudo, o projeto Sob medida … E em quanto tempo fica tudo pronto? Eu tô em meio a uma correria danada e tenho certeza que vou acabar deixando pra depois. E ter esse apartamento com tudo no lugar é muito importante pra mim agora. É um presente pra mim mesma.

Devota e colecionadora de São Francisco de Assis, e apaixonada por música, a bióloga acabara de terminar um relacionamento e estava em plena lua-de-mel consigo mesma. Antes de entrar no apê já havia dado um tapa na pintura, e os únicos pedidos foram que não pintássemos as paredes, e que montássemos o apartamento evitando ao máximo novas compras, uma vez que o espaço é alugado. Tarefa simples pois a Cláudia já havia trazido para o novo espaço somente os itens pelos quais ela realmente tinha muito carinho. Esse espaço ficou pronto em menos de 15 dias.

Todas as coisas vão para a parede ou para o lugar certo

O projeto desse apê se resumiu basicamente em emoldurar as mil lembranças que a cliente tinha guardadas há tempos – muitas delas desde nossa primeira visita ao antigo apê -, comprar uma prateleira para aproveitar melhor o espaço da tv e caprichar muito na arrumação. Aliás, a cliente tinha como referência outro projeto nosso, onde assumimos um rack simples e os fios da tv, uma “questão” para muitas pessoas que têm apartamento alugado e na qual a gente insiste na solução: invista nos elementos outros que podem atrair a atenção nesse espaço, como uma decoração caprichada com plantas por exemplo ou mix de quadros, e curta seu canto com tv sem nem sempre ter que amarrar o ambiente com um painel muitas vezes sem graça  e que vai engessar o local.

Devota de São Francisco e apaixonada por elementos naturais

Bióloga, a cliente é completamente ligada a causas ambientais, dessa forma, elementos naturais como madeira, sementes, vasos de terracota, tapete e almofadas com fios naturais dão a tônica da decoração. Fora isso, a casa é completamente tomada pelas mais diversas versões de São Francisco de Assis.

Cozinha de apê alugado, possível e da vida real

 

De todas as visitas e projetos que já fizemos, a cozinha da Cláudia é com certeza uma das mais simples, naturais e bem resolvidas nas quais tivemos o prazer de estar. Um armário de demolição e uma prateleira dupla recebem mantimentos e itens que nos fazem viajar no tempo: filtro de barro, a máquina de moer carne com a qual a mãe da cliente criou todos os filhos fazendo salgadinhos, e vidros de suco reaproveitados para guardar grãos… Um universo com bolos, cafés da tarde, crochês e bordados saído das visitas às casas dos avós.

Quarto abençoado com poesia do Goiás

Na hora de dormir, lençóis brancos,  rendas e um doce São Francisco de Assis se misturam à poesia de Cora Coralina, em fronhas delicadamente bordadas pela Cabocla Criações.

À querida Cláudia, desejamos muito amor e leveza e que sempre se lembre da poesia que “a Ana” montou de forma trocada na hora da sessão de fotos (ops!) mas que a gente coloca na versão certinha logo aqui abaixo:

“Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo que for desnecessário.

Ando cansada de bagagens pesadas…

Daqui para frente levo apenas o que couber no bolso e no coração.”

Cora Coralina

Fotos: Flare Fotografia