Quer ler mais? Aposte em um canto de leitura

Um lugar da casa pensado especialmente para você embarcar com conforto em novos mundos, histórias e teorias

Uma casa é feita de cômodos dedicados a atividades específicas, certo? Cozinhar, comer, se banhar, dormir, ver TV, relaxar… É verdade que um canto de leitura, ou mesmo uma sala de leitura já teve dias mais populares na configuração e organização das casas. Mas, é importante pensar: você gosta de ler? Então, invista nesse espaço!
Uma casa que funciona é aquela que o dono consegue fazer tudo que precisa sem ter que pensar sobre isso. O canto de leitura é justamente para funcionar como uma sala de TV. Tudo planejado para que você fique horas e horas “maratonando” em uma história.

 

Conforto e luz ideal para um canto de leitura

Mesmo os fãs do livro de cabeceira concordam que é importante ter uma certa estrutura para que a leitura flua. Luminária e bons travesseiros, por exemplo. Para um canto de leitura, o principal é a pessoa escolher um lugar na casa onde se sinta confortável. Aquele lugar que já gosta ou gostaria de sentar durante um bom período. De preferência que tenha uma boa oferta de luz natural. Esse lugar pode ser um canto do quarto, da sala, de uma varanda, ou mesmo ocupar um cômodo inteiro. 
Para os leitores noturnos, ou que leem em momentos variados, uma luminária de pé, articulada ou um pendente instalado sobre o espaço são uma boa solução.

Pendente de luz para canto de leitura luminaria retrátil para leitura

Canto de leitura com estante de livros organizados por cor

canto de leitura tem que estar em um ambiente confortável canto de leitura em um quarto pode ser uma boa ideia canto de leitura em uma varanda iluminada

 

 

 

 

flores no canto de leitura

ambientes iluminados são ideais para cantos de leitura

Antes de comprar, olhe ao redor

Escolhido o lugar na casa, é hora de dar uma boa observada no que já tem casa. Um “kit canto de leitura” é formado basicamente por três elementos: uma boa poltrona ou sofá, uma mesa de apoio e uma luminária.

Será que você já não tem uma poltrona ou cadeira onde geralmente já tenha o hábito de se aninhar para ler? Em diversos projetos Buji, os elementos que vieram a compor o canto de leitura estavam espalhados pela casa! Algumas vezes a pessoa já tem uma poltrona onde se sente confortável e pode renovar seu aspecto apenas com uma nova tapeçaria.

Será que já não existe no espaço alguma luminária ou mesinha sendo pouco usada? As mesinhas de apoio, por exemplo, em geral não precisam ser super elaboradas e específicas. O que basta é apenas ter espaço para abrigar livros, revistas e tablets de forma organizada sem competir espaço com outras coisas.

Cadeira para ler e banquinho para apoiar os livros cano de leitura simples e fácil Canto de leitura charmoso e confortável


Um ambiente de leitura e inspiração

E é muito importante montar o espaço com cuidado e atenção. Principalmente se você deseja passar mais horas ali. Um bom quadro, plantas e um tapete podem deixar o canto ainda mais interessante e aconchegante.
Outros elementos que podem ser incorporados: um cesto com mantas para o inverno, assim como um pequeno aquecedor ou ventilador, um pufe para os pés, almofadas de apoio de lombar, uma moringa para água, são alguns exemplos. O seu “kit canto de leitura” pode ficar extremamente profissional com o passar do tempo.

canto de leitura com tapeçaria na parede canto de leitura em cores delicadas canto de leitura cheio de plantas canto de leitura na sala

Dica de fornecedores

Para poltronas de todos os estilos, preços e necessidades indicamos lojas como: TokStok, Muma, Etna e Oppa. Só pra exemplificar, pois esse tipo de loja tem ótimas opções de poltronas, assim como luminárias articuladas e de pé. #bujiadora as opções bem originais que muitos dos nossos clientes encontram na Desmobília.

 

 

Veja posts de outros projetos do Buji com ideias para um delicioso canto de leitura. Em seguida, se quiser ver mais fotos inspiradoras, conheça o Pinterest do Buji!