Importância da identidade visual em ambientes comerciais

Em empresas de qualquer tamanho, é possível fazer com que a decoração expresse o que a marca deseja comunicar

A identidade visual de uma empresa é muito mais do que a criação de uma logo, fontes, cartões, ou placas de fachada. Portanto, o ideal é que seja pensada por um(a) designer ou escritório que depois de muita conversa com os donos do negócio apresenta um projeto de identidade visual.

Isso geralmente se transforma em um manual. Ele engloba também alguns detalhes como a combinação de cores numa cartela pré sugerida.  Além de propostas de incorporação da identidade no mobiliário, nas comunicações internas e no direcionamento de uso e sinalização de espaços.

Mas, quando esse processo de criação de um manual de identidade não foi realizado, é possível também partir de outras formas de orientação. Como as missões, visões e valores, por exemplo, que são criadas para reger o planejamento estratégico de negócios. No Buji, entramos na parte de interpretar esse manual ou projeto. Consequentemente, trazer as ideias para a realidade da decoração. Somos a ponte entre o cliente e o designer para aplicar na decoração aquilo que foi planejado.

Sinalização para uma identidade visual

Em projetos comerciais, o direcionamento de uso de espaços pode (e deve!) ser feito de forma criativa. Isso auxilia aos colaboradores não apenas na circulação e organização, mas também na compreensão dos valores e propósitos. Para os clientes é uma forma de enxergar a empresa como um todo, com elementos que conversam desde a logo até as sinalizações de banheiros e sala de reunião, por exemplo.

Sinalização para pais e crianças

Nesse projeto, era preciso fazer uma sinalização bem clara e objetiva, pois o espaço seria utilizado por crianças. Os donos do local tinham que fazer vários investimentos. Então, o adesivo surgiu como uma solução porque ficava econômico, era bonito e não deixava a parede amarrada. Além disso, ele poderia ser retirado ou trocado num segundo momento.

Explorando as potencialidades do adesivo, conseguimos dar um clima mais poético e lúdico ao espaço. E ainda reforçar o logo que era uma coruja e foi criado para ser também um mascote. Então, usamos na sinalização, marca em cima das portas, a coruja aplicada no vidro e também em elementos de decoração. Além disso, aplicamos a marca em um recorte de fórmica no balcão de entrada da escola e fizemos uma placa para a sala de recepção.

Explorando as potencialidades do adesivo conseguimos dar um clima mais poético e lúdico ao espaço

 

Explorando as potencialidades do adesivo conseguimos dar um clima mais poético e lúdico ao espaço

aplicamos a marca em recorte de fórmica, no balcão de entrada da escola

sinalização bem clara e objetiva, pois o espaço seria utilizado por crianças

reforçar o logo que era uma coruja e foi criado para ser também um mascote

Relação Buji & designer

No post sobre o projeto, dá pra compreender melhor essa história de interpretar e trabalhar em cima da identidade criada pelo designer:

Casa ampla se transforma em bela escola infantil

 

Manifesto na parede

No escritório da plataforma de mobilização Minha Sampa a gente entendeu que era importante fixar o manifesto da marca na sala de espera. Então, definimos uma parede para colocarmos alguns lambe lambe de cartazes feitos por eles que diziam qual era o coração da organização. Essa ideia surgiu para que em dias de entrevista,  gravação de vídeos e etc., os propósitos da marca estivessem afirmados por meio da decoração.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Minha Sampa (@_minhasampa) on

 

View this post on Instagram

 

Não queremos poder porque somos potência! 💪👏 #fimdetarde #minhasampa #acidadeénossa

A post shared by Minha Sampa (@_minhasampa) on

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Minha Sampa (@_minhasampa) on

Bicicletas como meio de vida

No Studio Vila Bicicletas nosso trabalho foi ajudar a pensar na organização. Também incluiu pensar numa forma de expressar os valores do negócio em meio a uma costumeira bagunça organizada de um showroom de bicicletas. Finalmente, os quadros-manifesto foram uma das soluções encontradas. Eles ajudaram a deixar nas paredes as mensagens que os donos do negócio acreditam.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by BUJI (@bujiblog) on

 

Quer mais ideias para soluções em decoração? O Buji tem um Pinterest! Então, siga a gente por lá!