Engradados e caixotes de plástico ressignificados na decoração

Eles saíram de feiras e supermercados para organizar e embelezar casas cheias de vida

Buscar e perceber quais objetos têm potencial para se tornar outras coisas, assim é trabalhar com ressignificação na decoração. E um dos exemplos mais contemporâneos disso são os engradados e caixotes de plástico.

Tal como os pallets e caixotes de madeira, os caixotes de material plástico (geralmente de PEAD, sigla para Polietileno de alta densidade) são queridinhos dos projetos baseados em economia, criatividade e boas doses de faça você mesmo.

Os caixotes de plástico são chamados de caixas de hortifruti ou caixas agrícolas. Certamente você já passou por eles em feiras e supermercados.

Na decoração da casa eles são extremamente versáteis. Podem ser usados como estantes, organizadores, para guardar discos de vinil e até mesmo como base para colchão!

Essas são algumas ideias de projetos do Buji com caixotes de plástico:

os caixotes de material plástico são ótimos para colecionadores de vinis. os engradados ou caixotes de plástico são ótimos porta-vinis Os engradados ou caixotes de plástico são versáteis os engradados ou caixotes de plástico são um dos melhores organizadores de brinquedos os engradados ou caixotes de plástico podem ser base de camas e sofás


Diferencial dos engradados e caixotes de plástico

Pensando em pontos fortes, fizemos uma listinha básica de vantagens dos caixotes de plástico. Primeiro, eles são mais leves e oferecem possibilidades de cores. Só isso já faz nossos olhos brilharem.

Comparando custos, se forem usadas algumas unidades desses caixotes de plástico, o valor final acaba sendo inferior do que se você realizar o mesmo projeto com os de madeira. As caixas de madeira precisam de acabamento e em alguns casos, tratamento. Existem as opções em madeira já acabadas, exatamente para o uso na decoração. Mas como elas já são feitas para isso, o preço reflete essa nova função.  

Bem, mas o motivo principal de adorarmos os caixotes de plástico é acima de tudo pela questão da limpeza e manutenção pois é muito fácil cuidar!

Dica de limpeza

No dia a dia, aspirador de pó ou um bom pano úmido resolvem, mas dependendo do uso, é interessante que, de tempos em tempos, elas sejam retiradas e realmente lavadas. Um banho de água corrente para remover a poeira que pode ficar impregnada nas frestas.

De olho no peso das prateleiras

Observando que nem sempre será o fundo da caixa a suportar o peso (usamos elas viradas para construir estantes, por exemplo) é preciso atenção para não forçar demais as laterais quando estas se tornam a base de apoio. Bom senso e uma boa conversa com o fornecedor pode ser útil. Eles sabem o quanto elas podem suportar de carga.

Formando módulos com as caixas

Para usar as caixas em módulos, sejam empilhadas ou como suporte para colchão ou futon é interessante prender uma na outra para elas não “dançarem”. No Buji, usamos as abraçadeiras em nylon, mais conhecidas pelo terrível nome de “enforca gato”.

Dica de fornecedor

Em São Paulo, nosso fornecedor de engradados e caixotes de plástico é a Merchan Plásticos e eles têm mais de um tipo de caixa.

 

Finalmente, sabe o que a gente mais ama desta história toda? Você pode usar por um tempo em uma determinada função e num segundo momento, quando o espaço passa por uma mudança elas podem ser reaproveitadas e novamente ressignificadas.

Tem alguma ideia para usar os caixotes de plástico? Conta pra gente!

E se quiser ver mais fotos dos nossos projetos, acompanhe o Pinterest do Buji!

Fotos: Buji

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades. 🎉