Cachepô • A moldura da planta

Eles dão aquele charme extra na hora de incorporar as plantas à sua decoração. Mas você sabe qual é a utilidade prática do esconde-vaso?

O cachepô é um daqueles itens que, uma vez compreendido, se torna indispensável. Seja você um ‘urban jungle lover’, dedo verde, loucx das plantas, ou apenas alguém tentando não matar suas amigas vegetais, se esse tipo de recipiente ainda não faz parte da sua vida, abra seu coração! Gostamos de comparar o cachepô à moldura de um quadro – tem utilidade e é um coringa na composição de ambientes. Pra explicar a parte funcional, recorremos às arquitetas e idealizadoras da Selvvva, uma loja-sonho na Avenida Angélica, em São Paulo, com mil plantas, suportes, prateleiras, vasos e muitos cachepôs, claro.

Arremata e segura a onda

Cachepô ou cachepot, a palavra vem do francês cache = esconde e pot = vaso e serve para isso mesmo: esconder o vaso de plástico em que as plantas são comercializadas. O recipiente não tem furos e então substitui o pratinho, já que ele serve para recolher o excedente de água da rega. A vantagem é poder apoiar as plantas em qualquer lugar, como móveis de madeira, por exemplo, sem medo da água manchar as superfícies.

Cuidados

Já que ele recolhe água, é importante lembrar de não deixar ela acumulada no fundo do cachepô, então, é preciso incorporar à rotina uma checada rápida, mas periódica. Outra dica importante é não utilizar cachepôs em vasos que ficam em lugares abertos, onde as plantas recebem chuva, como varandas e quintais. O cachepô acaba se tornando um reservatório de água, e como ele não tem furos para o escoamento, pode gerar o apodrecimento das raízes da planta. Dito isto, fica subentendido que plantar no próprio cachepô também não é uma boa ideia.

Metálico, atual, colorido…

Os cachepôs da Selvvva são produzidos em alumínio com pintura eletrostática, que é um material bacana por algumas razões: é leve, não enferruja, não absorve a água da rega, tem um apelo visual bem atual e o resultado de cor é fantástico. Tanto na loja quanto no e-commerce existem cerca de 12 modelos em cinco cores, algumas delas mudam, dependendo da época, estação e procura.

Foto: Ilana Bessler para projeto Habitado