Altar em casa para momentos de sossego e conexão

Algumas ideias para criar cantinhos dedicados a preces, meditação e elementos sagrados

Quando falamos em altar estamos nos referindo a algo além do significado original da palavra, ligado estritamente aos rituais religiosos. Ampliando um pouco, sabe aquele cantinho que a pessoa tem como especial? Ou mesmo um objeto que tem importância e se transforma num lugar de reflexão? É por aí…

Nos últimos anos, percebemos que muitos dos clientes do Buji já tinham ou queriam pensar em um lugar dedicado a esses momentos. Podemos chamar de instantes de elevação. Alguns dedicados às orações, outros à meditação, Yoga, pensamento positivo…

 

Ponto de partida para um altar em casa

Independente do espaço disponível e da religião/filosofia dos donos da casa, a intenção é que aquele cantinho tenha algo de sagrado. Então, é claro, que sempre partimos de algum objeto que tenha importância para a pessoa. Em geral, são imagens, livros, estátuas e objetos ou elementos naturais.

É um espaço pensado e tratado com carinho. Os objetos ficam num lugar limpo, na maioria das vezes com elementos naturais por perto, como flores, plantas e pedras.

 

Um canto de sossego

A gente sente que dedicar um espaço na decoração a esse propósito, em geral, garante ao cliente, no mínimo, um canto dedicado ao sossego. Algo precioso em tempos tão corridos.

Na maioria das vezes quando estamos repensando posições de objetos dos clientes percebemos que quase todo mundo tem guardado algum objeto que remeta ao sagrado. Seja esse objeto comprado numa viagem ou presente de alguém, eles trazem consigo desejos de paz, prosperidade, esperança… Por isso, gostamos de colocar na decoração de forma que sempre que a pessoa os vejam se reconecte com essas boas vibrações e intenções.

 

Posicionando

Na maioria das vezes, nossos clientes já sabem onde querem seus altares: “eu gosto de meditar pela manhã”, “eu gosto de fazer uma prece quando saio de casa”, “eu quero pendurar isso na entrada dos quartos, na porta da casa…” São informações que as pessoas nos dão ao longo do projeto.

Quando falamos de um cantinho específico, normalmente as pessoas preferem que seja num lugar mais reservado e de descanso. Mas quando a pessoa tem muitos objetos diferentes, também sugerimos encontrar vários lugares na casa.

 

Cada casa, um caso

Muitos dos nossos projetos tiveram cantinhos dedicados a altares. Para todos, tentamos sempre pensar em como deixar o espaço especial, ao mesmo tempo que em harmonia com o cômodo e a decoração do entorno.
Um elemento que valorizamos muito, pois é super interessante para a criação de um altar em casa, é o nicho de parede. Uma vez que é uma forma de deixar o altar destacado e delimitado, num espaço que mesmo pequeno seja só dele. Prateleiras compradas prontas e arrumadas de forma organizada também servem como uma boa base.

Cantinhos especiais

Canto de meditação em casa Pedras e flores em canto de meditação

Oratório, santos e flores em pequeno altar em casa Prateleiras para canto de oração e meditação em casa

 

nicho usado como altar em casa flores e mini oratório buda em cano de meditação um canto da casa especial para a prática da yoga
o altar em casa é um espaço pensado e tratado com carinho.

Espalhados pela casa

Santos e Plantas na decoração de casa Imagem de São Francisco de Assis em madeira deitado com pássaros Pequenos elementos de oração espalhados pela casa Uma casa devota a são francisco de assis Imagem de santo na cozinha Preparando o altar em casa Mini oratório Suporte com terço na parede do quarto

 

Mantenha seu cantinho com vida

Por fim, uma última dica! Achamos sempre importante se dedicar a manter o altar com vida. Isto é, coisas como manter a limpeza e, de repente, colocar flores com água fresca de tempos em tempos. Já que, além de embelezar complementando o ambiente, é uma forma de manter a conexão com esse espaço. Em suma, de não esquecê-lo, e de relembrar o porquê dele estar ali.

 

{Este post é carinhosamente dedicado ao querido Carlos Solano, por sempre nos inspirar com seus ensinamentos sobre o caminhos de contemplação da casa.}

Quer mais ideias para soluções em decoração? O Buji tem um Pinterest! Então, siga a gente por lá!